terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Vitaminas combatem as doenças cardiovasculares.


As vitaminas são importantes para reforçar o sistema imunitário e reduzir o risco de doenças cardiovasculares - esta é a conclusão de estudos realizados nos EUA, publicados no Jornal Nutrition.

Outra investigação, publicada no The New England Journal of Medicine, vem confirmar a intervenção vantajosa das vitaminas no combate das doenças cardiovasculares assim como nas doenças cérebro-vasculares.


As vitaminas A, B6, Ácido Fólico, C, E e beta-caroteno, são especialmente importantes para o sistema de defesas do organismo ao nível do sistema imunitário, contribuindo para melhorar a resistência às doenças.

As vitaminas C, E e beta-caroteno, são vitaminas anti-oxidantes. Estas vitaminas protegem o organismo do envelhecimento e de outras doenças crónicas.

Os radicais livres são moléculas muito agressivas, provenientes de diversas fontes como, por ex., o fumo do tabaco ou os raios solares, capazes de alterarem as defesas naturais do organismo danificando as células. Na prática, são os responsáveis pelo envelhecimento e por muitas doenças crónicas. As vitaminas anti-oxidantes, como as vitaminas E, C e o beta-caroteno actuam contra estes radicais livres, criando um "escudo protector" que defende o organismo evitando o ataque e destruição das células humanas.


Experiências científicas têm comprovado os efeitos protectores das vitaminas C, E, betacaroteno e Ácido Fólico. A vitamina C exerce uma influência benéfica sobre os níveis da tensão arterial e do colesterol, factores de risco que estão na base das doenças cardiovasculares.

Confirma-se também uma relação directa entre os baixos níveis de vitamina E encontrados nalguns pacientes e a maior possibilidade de estes virem a sofrer de doenças cardiovasculares.

Sem comentários: